Total de visualizações

A Oração dos Santos


Não há muita informação no Novo Testamento sobre as reuniões da igreja local. De acordo com o capítulo 2 de Atos, nós sabemos que os cristãos se reuniam para a comunhão, a oração, o ministério da Palavra e o partir do pão; Mas, além disso, parece haver um véu. No que diz respeito ao testemunho do evangelho, isso parece ter sido realizado pelo cristão individualmente fora dos confins da assembléia, onde quer que os não salvos pudessem ser alcançados, mas sempre com a idéia de trazer os que foram salvos para a comunhão de um Igreja local.

Em todas as reuniões das primeiras assembléias, certamente nada era mais proeminente do que a oração. Na verdade, a igreja nasceu na sequência da oração (Atos 1:14), e depois disso, os cristãos "continuaram firmemente em oração" (Atos 2:42). O Livro de Atos apresenta numerosas instâncias de oração, em todos os momentos e em todos os lugares. Na verdade, toda a história da igreja é um tributo à fidelidade de Deus que responde a oração.

1. Uma Promessa Especial

Fazemos bem em lembrar-nos constantemente de que a oração coletiva não apenas tem sanção divina, como também traz consigo uma promessa especial da presença do próprio Senhor. Em Mateus 18:19-20, lemos: "Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus. Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles".
A linguagem dificilmente poderia ser mais clara do que isso. Temos uma promessa dupla que não pode ser quebrada. Primeiro, quando dois crentes estão unidos apresentando um pedido a Deus, esse pedido é respondido. Em segundo lugar, quando os cristãos estão reunidos no Nome do Senhor Jesus, ele está lá no meio deles. O problema é que não acreditamos nisso. Se o fizéssemos, nossas reuniões de oração seriam preenchidas, e nossas igrejas estariam em chamas para Deus.


2. Como orar em grupo

Ao considerar o assunto da oração coletiva, gostaríamos, desde o início, de apresentar alguns fatos elementares a respeito. Em primeiro lugar, em uma reunião de oração, uma pessoa lidera de cada vez. Os outros ficam em silêncio, mas na verdade todos estão orando. Aquele cuja voz é audível, expressa as orações do grupo. Os outros o seguem enquanto ora, e cada um faz da oração dele, a sua própria oração. Em seguida, eles expressam a unidade de espírito dizendo "Amém".

Não há nada que matará uma reunião de oração mais rapidamente do que uma série de orações ensaiadas, onde não há intenção real no coração. Muitas vezes, nós apenas passamos por uma lista de petições vazias. As orações de jovens convertidos geralmente são refrescantes porque são espontâneas e frescas. Mas os cristãos mais velhos frequentemente caem em um padrão de oração que é inútil para Deus ou para o homem. Foi bem dito, "Reuniões em que as orações são oferecidas apenas pelo sentido do dever, precisam ser fechadas".

Outro perigo que deve ser evitado é uma longa oração. É verdade que a Escritura diz "orai sem cessar", mas isso não autoriza um indivíduo a monopolizar o tempo na reunião de oração. Se as orações são curtas e muitos homens participam, o interesse será aumentado.

Então, também, nossos pedidos devem ser específicos. Não ore, "Deus, salve muitas almas em todo o mundo." Melhor orar: "Senhor, salve meu irmão, Davi." Então, quando Davi é salvo, você saberá que sua oração foi respondida e você será encorajado a orar por outros pelo nome.


3. Seja específico

Não há motivo para que qualquer reunião de oração seja tediosa. Há muitos pedidos específicos que podemos trazer ao Trono da Graça. Aqui estão alguns deles.

Ore por aqueles que são autoridade sobre nós, mencionando-os pelo nome. Ore para que possam ser salvos, e que possamos levar uma vida tranquila e pacífica em toda piedade e honestidade (1 Timóteo 2: 2).

Ore por aqueles que estão doentes na sua igreja. O Senhor sabe quem são, mas talvez alguns dos cristãos não o façam, então, dê seus nomes.

Ore por parentes e amigos não salvos. Nunca devemos ter vergonha de ter nossos amados mencionados na reunião de oração. Se realmente queremos que sejam salvos, receberemos o apoio à oração da igreja.

Ore pelos anciãos da igreja. Eles têm responsabilidades importantes que exigem sabedoria e paciência. Eles merecem um interesse em suas súplicas.

Ore pelos missionários que saíram da igreja local. Se você corresponder com eles de tempos em tempos, você saberá quais os problemas que enfrentam e quais as suas necessidades.

Ore pela Escola Dominical, pelo seu líder, pelos professores e pelos meninos e meninas que estão sendo ensinados na Palavra de Deus.

Ore pelos pobres. Se isso causar constrangimento a alguém presente, talvez seja melhor não mencionar nomes nessa parte.

Ore pelos homens e mulheres da sua congregação que fazem parte das forças armadas. Eles enfrentam perigos, tentações e provações. Eles precisam de suas orações.

Ore por aqueles que estão envolvidos no trabalho do Senhor, como evangelistas e professores.

Então, em suas orações, certifique-se de incluir ação de graça. Isso nos é ensinado firmemente em Filipenses 4: 6. "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus".

O Senhor espera com direito, que o Seu povo seja grato. A ingratidão para com todas as suas misericórdias é um pecado.


4. Condições importantes


Mas não existem condições que devem ser observadas para que nossas orações sejam respondidas? De fato, existem!

Primeiro, devemos permanecer em Cristo. Ele disse: "Se você permanecer em mim, e minhas palavras permanecerem em você, você pedirá o que quiser, e isso lhe será concedido" (João 15: 7). Permanecer em Cristo é se manter guardando Seus mandamentos, fazendo Sua vontade, obedecendo a Sua Palavra.

Em segundo lugar, nossas orações devem ser de acordo com a vontade de Deus. "E esta é a confiança que temos nEle, que, se pedimos qualquer coisa de acordo com a Sua vontade, Ele nos ouve" (1 João 5:14). Como o esboço geral da vontade de Deus é encontrado na Bíblia, nossos pedidos devem ser escriturais.

Em terceiro lugar, nossos pedidos devem ser feitos em Nome de Cristo. "E tudo o que pedirdes em Meu Nome, o que farei, para que o Pai seja glorificado no Filho" (João 14:13). "Tudo o que pedirdes ao Pai em Meu Nome, Ele o dará" (João 16:23). Quando realmente pedimos em Seu Nome, é como se ele estivesse fazendo o pedido a Deus.

Finalmente, nossos motivos devem ser puros. Tiago nos lembra que pedimos e não recebemos porque pedimos mal, para que possamos esbanjar em nossas concupiscências (Tiago 4: 3). Se nossos motivos são egoístas e pecaminosos, não podemos esperar uma resposta positiva.


5. Algumas regras para lembrar

Há mais alguns "pode" e "não pode" que devem ser mencionados.
- Não ore para ser visto.
"E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa (Mateus 6: 5)".

- Não peça a Deus que faça algo que você possa fazer sozinho. Pedimos a Deus que traga os não salvos às nossas reuniões evangélicas. Ele não espera que usemos nossos lábios para convidá-los e nossos carros para trazê-los?

- Tenha cuidado para não pedir algo que você sabe que não deveria ter. Deus às vezes concede tais pedidos, mas envia magia à alma
"E Ele lhes deu o que pediram, mas fê-los definhar de doença (Salmo 106: 15)".

- Não se desencoraje se a resposta não vier imediatamente. As respostas de Deus nunca vêm muito cedo para que não deixemos de sentir a benção de esperar por elas; Elas nunca vêm tarde demais para que não tenhamos medo de ter confiado em vão. Então, se a resposta de Deus não é exatamente o que você pediu, lembre-se disso! O Senhor reserva-se o direito de nos dar algo melhor do que pedimos. Nós não sabemos o que é melhor para nós, mas Ele sabe, e assim Ele nos dá mais do que nunca poderíamos pedir ou pensar.

Finalmente, enfatizamos que não pode haver progresso real na igreja sem oração. Podemos passar por uma rotina e até produzir resultados aparentes, mas não podemos realizar nada para Deus se não houver oração.



Quer conhecer mais sobre a oração? O livro Princípios da Oração oferece um estudo de 40 dias para aqueles que desejam orar com poder e testemunhar os resultados. Cada lição ajudará você a desenvolver a maturidade cristã. Adquira aqui.

Texto original (em Inglês)
Traduzido por Moisés Carlos
A Oração dos Santos A Oração dos Santos Reviewed by Moisés on 2:02 PM Rating: 5