Total de visualizações

3 razões porque algumas pessoas não se envolvem nas tarefas da igreja


Praticamente toda igreja enfrenta a questão dos membros que nunca se envolvem. Eles são os espectadores da congregação. Muitos são participantes suficientemente fiéis, mas nunca ultrapassam isso para participar ativamente do ministério da igreja e da missão de Deus. Eles vão para assistir, mas não para servir.

Por que isso acontece? A conclusão imediata de muitos pastores e líderes é que todos os participantes não envolvidos são simplesmente preguiçosos. Eles sabem que devem servir, mas eles não vêem a necessidade ou não têm o desejo. Esta pode ser uma atitude perigosa a ser tomada. Nem todos estão inativos pelas mesmas razões.

Acredito que existem três razões básicas pelas quais as pessoas ficam confortavelmente sentadas em seus bancos ao invés de servir. Uma vez que sabemos o porquê, então podemos ajudá-los a se engajarem no serviço.

1. Algumas pessoas sentem-se inúteis

Esses indivíduos sentem como se não tivessem nada significativo para oferecer no ministério. Eles podem acreditar que não são qualificados para servir  em um ministério ou podem pensar que apenas um "clero" especial pode realmente estar envolvido no trabalho de Deus. O que realmente precisa ser corrigido aqui é a falta de conhecimento.

Aqueles que se sentem inúteis simplesmente não sabem que foram chamados e dotados por Deus para o ministério. Eles precisam aprender o que Pedro escreveu em sua primeira epístola: "Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas." (4:10).

Aqueles comumente referidos como "clérigos" e "leigos" são ambos chamados para o ministério - a única questão é o tipo de ministério que eles exercem. O meu medo é que tenhamos criado um sistema de classes no corpo de Cristo composto pelo "chamado" e pelo "não chamado". Nada poderia estar mais longe da verdade. Todos são chamados para o ministério. Os pastores têm um papel diferente, mas é um chamado comum.

As pessoas são chamadas ao ministério na conversão, não em algum evento subsequente. É o comum que é chamado ao ministério, não o extraordinário. Aqueles que se sentem inúteis precisam ser ensinados pacientemente que Deus os escolheu para o serviço dentro do corpo. Uma vez que eles compreendem isso como fato, eles podem se tornar alguns dos melhores ministros da congregação.



2. Algumas pessoas estão feridas

É um fato simples que na igreja têm aqueles que sofreram ferimentos que ainda doem. Alguns deles até foram feridos pela igreja ou por líderes da igreja. Eles podem ter saído de uma igreja anterior devido a alguma situação desagradável e por causa do passado, hesitam em se envolver de novo. A cura e a ajuda devem ser nosso objetivo para esses membros.

Para aqueles que foram severamente injustiçados, a prioridade deve ser ama-los. A liderança da igreja deve ser graciosa e fornecer a ajuda necessária para levar essa pessoa a um lugar de cura. A hora de servir virá, mas eles primeiro precisam ser atendidos.

Para outros, eles podem ter experimentado algumas das dores frequentes que acompanham o serviço. Muitas vezes, aqueles que se machucam sentem como se estivessem sozinhos. Eles não percebem que todos os que serviram na igreja por qualquer período de tempo foram feridos por alguém ou algo assim. Isso é ministério. É complicado.

Essas pessoas precisam de encorajamento para se envolver novamente. Devemos acompanhá-los e motivá-los ao "amor e boas obras", como Hebreus 10:24 nos ordena fazer.

3. Algumas pessoas são preguiçosas

Sejamos honestos. Algumas pessoas simplesmente não querem servir. Eles querem que os outros façam todo o trabalho, enquanto desfrutam os benefícios. As pessoas prefeririam ser um objeto do ministério da igreja do que um parceiro nele. Muitos membros da igreja mantêm esta atitude.

Isso é parte da natureza humana. É mais fácil ser um consumidor do que um colaborador. Mas isso não significa que seja bíblico. As igrejas devem tornar muito mais difícil para quem quer vir e ser preguiçoso. Eles precisam ser desafiados.

O que diz respeito à preguiça é que é contagioso. Servir é bastante difícil. Ninguém quer trabalhar enquanto dezenas de outras pessoas ao redor apenas observam. Se isso não for corrigido, você vai de uma igreja com apenas alguns trabalhando para uma igreja com ninguém envolvido no ministério.

Todo o povo de Deus é chamado ao ministério, todo o povo de Deus é enviado em missão.
Como Charles Spurgeon disse: "Todo cristão é um missionário ou um impostor".

Toda igreja tem aqueles que não estão ativamente envolvidos no ministério do corpo local, mas nem todos não estão envolvidos pelo mesmo motivo. Cabe à liderança da igreja identificar quem se sente inútil e precisa de encorajamento, quem sofre e precisa de ajuda, e quem é preguiçoso e precisa ser corrigido.

A igreja foi comissionada por Jesus para fazer discípulos. A única maneira que você pode realizar essa tarefa além dos muros de sua igreja é ter discípulos engajados, envolvidos e ativos dentro das quatro paredes.

Texto original (em Inglês)
Traduzido por Moisés Carlos
3 razões porque algumas pessoas não se envolvem nas tarefas da igreja 3 razões porque algumas pessoas não se envolvem nas tarefas da igreja Reviewed by Moisés on 10:55 AM Rating: 5